O que é Seguro Viagem e Como Funciona

14/10/2020

O que é Seguro Viagem e Assistência Viagem?

Pense que você está viajando, vivendo momentos inesquecíveis ao lado das pessoas que ama ou fechando negócios importantes para sua empresa e, em meio a isso tudo, você contrai um forte resfriado, tropeça na calçada machucando o tornozelo ou sua bagagem vai parar do outro lado do mundo. Essas situações por si só podem representar para você, além de uma interrupção em seus plano de viagem, um custo inesperado que pode chegar a valores altíssimos de acordo com a complexidade do ocorrido.

É para proteger e auxiliar você nestas situações que existem o Seguro Viagem e a Assistência Viagem, oferecendo através do Seguro a proteção financeira para gastos decorrentes de enfermidades, urgências e emergências, atraso ou extravio de bagagem, repatriação sanitária ou funerária, dentre outras coberturas, de acordo com o produto contratado. E através da Assistência Viagem você receberá, além das coberturas de seguro, o suporte e orientação especializados para sua necessidade ou imprevisto, a indicação de clínicas e médicos credenciados com disponibilidade próximos à você, através de uma central de atendimento ou app.

Mas Seguro Viagem e Assistência Viagem, tem diferença?

Sim, tem diferença e no mercado você vai encontrar empresas que ofertam apenas o Seguro Viagem e outras que oferecem juntamente o serviço de Assistência.

O Seguro Viagem tem como objetivo assegurar seu capital financeiro, ressarcindo os valores gastos em emergências durante sua viagem através de reembolso, sempre respeitando as coberturas contratadas. Ou seja, caso ocorra uma emergência médica por exemplo, você pagará diretamente à clínica ou hospital que buscar por conta própria e depois poderá solicitar o seu reembolso à seguradora.

As empresas de Assistência Viagem oferecem as coberturas de seguros, porém colocam também a sua disposição a expertise em assistir viajantes 24h por dia no seu idioma, entregando além da proteção financeira o auxílio e instrução no momento de necessidade. Você entra em contato com a Central de Atendimento da seguradora que disponibilizará à você sua rede de prestadores credenciados: médicos, clínicas e hospitais parceiros com quem possuem muitas vezes tarifas que possibilitam a cobertura contratada render ainda mais, bem como que na maioria dos casos você não precise desembolsar dinheiro para pagar o atendimento, ficando à cargo da própria seguradora. Em casos de baixa complexidade algumas seguradoras oferecem inclusive o serviço tecnológico de Telemedicina onde você recebe o atendimento médico por vídeo chamada, diminuindo e muito a espera para seu atendimento e otimizando assim seu tempo de viagem.

A Assistência Viagem também vai orientar você sobre os procedimentos necessários em caso de atraso, extravio ou danos à bagagem, de perda ou furto de passaporte entre outros documentos, assistência jurídica e, em alguns casos, disponibilizam até o serviço de concièrge informando você a respeito de opções de transporte público no local, restaurantes próximos, programação cultural dentre outros serviços que você possa precisar.

Então é obrigatório viajar com Seguro ou Assistência Viagem?

Se você vai para um dos 26 países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, para Argentina, Chile  Cuba ou Venezuela a resposta para a pergunta é sim, é obrigatório. Mas se a sua viagem for para qualquer outro destino, nacional ou internacional, a resposta é não, embora o nosso conselho para você é de que ele é indispensável.

Vamos voltar ao nosso exercício de imaginação, você, na sua viagem de lazer, estudos ou negócios, distante de sua casa, sem sua bagagem ou precisando de um atendimento médico de urgência, tendo que buscar uma clínica ou hospital por conta própria e ainda podendo contrair uma dívida de milhares de dólares, euros, etc., comprometendo o seu orçamento de viagem ou, ainda pior, o seu patrimônio aqui no Brasil.

Não vale a pena correr esse risco, não é mesmo?

É por isso que nós da Eu Viajo Seguro selecionamos para você as melhores empresas de Assistência Viagem do mercado, oferecendo além da proteção do seu patrimônio o suporte mais completo no momento em que você precisar e com ótimo custo benefício. Então não perca tempo, faça logo a sua cotação da Assistência Viagem em nosso site, compare coberturas e valores, veja nossos conteúdos informativos e VIAJE SEGURO.

 

Fale Conosco!

Whatsapp