Telemedicina - O que é e como funciona esse serviço que cresceu em meio à pandemia

14/10/2020

O serviço de Telemedicina está longe de ser uma novidade, principalmente fora do Brasil, mas é inegável a sua expansão no país neste período de pandemia. Já fazem anos que esta pauta está sendo discutida entre os diversos segmentos profissionais envolvidos e o setor público, inclusive tendo sido regulamentada para em seguida ter essa autorização revogada no ano passado. Porém, com a pandemia da COVID 19 e seu altíssimo grau de espalhamento, foi novamente regulamentada em nosso país em caráter temporário, até que se tenha de fato um controle sobre a doença e se possa, então, fazer uma avaliação da experiência do serviço no Brasil.

Mas o que é a Telemedicina e quais são seus benefícios?

A Telemedicina se trata de uma forma de atendimento e monitoramento de pacientes, intercâmbio de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames através de plataformas digitais. Através dela o paciente pode ser atendido pelo médico de forma remota, em sua própria casa, através de videochamada, receber o encaminhamento para a coleta de exames que serão, tão logo prontos, compartilhados com o médico em questão para que possa emitir um laudo/diagnóstico, receitar tratamento/medicamentos necessários ou ainda encaminhar o histórico desse paciente para profissional especialista, caso seja necessário o aprofundamento para solução do caso em questão.

Sendo assim, podemos destacar os seguintes benefícios que a Telemedicina oferece aos seus usuários:

  • Otimização do tempo: uma vez que o paciente não necessita se deslocar para as consultas e re-consultas, bem como fazer o traslado dos resultados de exames para análise, isso o possibilita estar amparado e medicado, caso necessário, em menor tempo;
  • Diminuição de custos: levando em consideração que as clínicas podem diminuir os seus custos com estrutura física, colaboradores, impressão e armazenamento de documentos e exames, isso representa também um decréscimo no valor repassado, resultando em economia para o usuário,;
  • Maior segurança: visto que tanto paciente como médico reduzem drasticamente o seu contato com outras pessoas enfermas, em clínicas e hospitais, isso os protege de contrair doenças e infecções virais nestes ambientes. Também é um fator de segurança o fato de que o armazenamento de exames e laudos em nuvem reduz as possibilidade de extravio e dano inerente aos documentos físicos, bem como limita o acesso somente aos profissionais autorizados e o próprio usuário.

 

A Telemedicina no Seguro Viagem

Algumas empresas de Assistência Viagem já ofereciam o serviço de Telemedicina, mesmo antes da pandemia, e outras incluíram esse serviço em virtude deste momento que passamos como sociedade. De muitas formas os benefícios citados anteriormente atendem às necessidade dos viajantes, uma vez que um atendimento rápido e ágil em viagem pode influenciar diretamente na experiência destes durante à viagem, possibilitando muitas vezes dar seguimento à sua programação, sem perder horas aguardando um atendimento hospitalar, por exemplo. Também é uma praticidade, além de economia, não necessitar do traslado para ser atendido em um local muitas vezes ainda desconhecido pelo viajante, bem como caso este apresente dificuldades com o idioma no atendimento médico, possa consultar à distância com um médico que fale o seu idioma nativo. Portanto, caso tenha interesse em ter esse serviço à disposição, consulte se a seguradora oferece essa possibilidade antes de fazer a contratação. 

Podemos constatar que a Telemedicina é uma tendência que veio para ficar e trazer benefícios para usuários e profissionais da área da saúde, colocando os avanços tecnológicos à serviço do cuidado com as pessoas.

Compartilhe conosco qual a sua opinião sobre essa tendência mundial que se consolida à cada dia.

 

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